Núcleos de liga Sendust – Magmattec

Núcleos de liga Sendust

img1

Os núcleos da liga chamada Sendust são materiais magnéticos macios fabricados majoritariamente por metalurgia do pó, assim como os núcleos de pó de ferro, porém a composição e as propriedades do Sendust são distintas, ver produtos. Esta liga é composta de 85% de ferro, 9% de silício e 6% de alumínio em peso e foi desenvolvida pelo japonês H. Masumoto em 1936, na Universidade Imperial Tohoku, em Sendai. Deriva daí o nome Sendust: Sen de Sendai e dust, do inglês, “pó”.

 

img1

 

Os valores de permeabilidade da liga Sendust assim que fundida são bem expressivos atingindo uma permeabilidade inicial de cerca de 35.000 µ0 e máxima de 162.000 µ0 (a permeabilidade inicial do ferro eletrolítico é cerca de 140µ0). Como é possível observar nos gráficos da figura 1, valores tão altos são obtidos apenas em uma faixa restrita de composição. A hipótese física é de que a anisotropia cristalina e magnetostricção se aproximam de zero na composição da liga Sendust.

 

img2

Figura 1 – Permeabilidade relativa inicial (esquerda) e máxima (direita) em função da composição para o sistema ternário Fe-Si-Al. Adaptado de: Heck, C. Magnetic Materials and their Applications. Ed. Butterworth, Londres, 1974.

 

A liga é mecanicamente frágil, sendo a compactação do pó a forma mais conveniente para conformação de núcleos. Embora o material apresente uma permeabilidade inicial alta, devido à forma como é processado, a permeabilidade inicial dos núcleos Sendust comerciais vai de 60 a 125, com variação inferior a 3% em aplicações AC. Por ser um núcleo de pó há a formação de gap distribuído, o que confere uma enorme capacidade de armazenamento de energia.

Na produção de núcleos Sendust não é utilizado ligante orgânico, logo não há problemas relacionados a envelhecimento térmico. Os núcleos podem permanecer em uma temperatura de trabalho até 200°C por longos períodos sem comprometimento das propriedades do material. Outra característica do Sendust é que a sua permeabilidade diminui à medida que a temperatura aumenta para valores acima da temperatura ambiente, diferentemente de outros materiais magnéticos macios.

As perdas dos núcleos Sendust são de 40% a 50% menores se comparadas as dos núcleos de pó de ferro e também exibem um coeficiente de magnetostricção menor, sendo indicados para aplicações onde se requer baixo ruído e aplicações de média e alta frequência. Contudo, a densidade de fluxo se saturação fica em torno de 1,0T, inferior à maioria dos núcleos de pó de ferro.

 

img3

Figura 2 – Curva de histerese magnética para a liga Sendust com permeabilidade inicial 125. Adaptado de: McLyman, W.T. Transformer and Inductor Design Handbook. 3rd ed.

 

Embora o Sendust ofereça desempenho superior, é um pouco mais caro que a maioria dos núcleos de pó de ferro. Assim se recomenda o uso de núcleos Sendust para frequências acima de 100kHz, quando os núcleos de pó de ferro tornam-se muito grandes ou geram calor excessivo devido às altas perdas de núcleo, especificação. Mas na comparação entre o Sendust e núcleos especiais de pó de ferro (carbonila), o Sendust ganha em custo e desempenho. A tabela abaixo compara diversos materiais.

Materiais Permeabilidade Bsat (T) Perdas Temperatura de Curie (°C) Estabilidade Térmica Custo Relativo
Núcleos

de Pó

Sendust 26 a 125 1,0 Baixa 500 Bom Médio
Fe-Si 26 a 90 1,6 Média 700 Muito Bom Médio
Pó de Ferro 10 a 100 1,1 Alta 770 Ruim Baixo
Laminado Aço Silício Maior que 10.000 1,8 Alta 740 Bom Baixo
Amorfo 1,5 Baixa 400 Bom Alto
Maciço Ferrite Mn-Zn 3.000 0,45 Baixa 100 a 300 Ruim Baixo

Tabela 1 – Comparativo entre diversos tipos de materiais magnéticos macios empregados em núcleos. Adaptado de:  Beres, R.; Wang, X.; Blaabjerg, F.; Bak, C. L.; Matsumori, H.; Shimizu, T. Evaluation of Core Loss in Magnetic Materials Employed in Utility Grid AC Filters, 2016 IEEE Applied Power Electronics Conference and Exposition (APEC), pp. 3051-3057, Mar 2016.

 

Aplicações

  • Filtro de saída em amplificadores classe D;
  • Indutores de potência ou reguladores;
  • Transformador tipo Fly-back;
  • Filtro de ruído de linha;
  • Circuito de controle de fase, dimmer.

 

 

Português