FeGa

1487780841-1

O FeGa é um material metálico que apresenta o fenômeno de magnetostricção. A magnetostricção é um fenômeno que ocorre nos materiais magnéticos onde o material altera suas dimensões quando submetido a um campo magnético externo, ou altera sua magnetização quando submetido a uma tensão mecânica. Esse fenômeno está presente em todos os materiais magnéticos, mas em pequena escala. No FeGa e nos materiais que apresentam magnetostricção gigante este fenômeno ocorre de forma significativa, tendo grandes possibilidades de aplicação tecnológica, com em:

– Sensores e atuadores de alta eficiência obtidos por qualquer método de conformação mecânica tradicional, bem como fitas da ordem de 30 micra de espessura.

– Sistemas para coleta de energia vibratória, capazes de gerar cerca de dezenas de mW de potência a partir de vibrações típicas de motores, bombas de vácuo, etc.

– Podendo ser utilizados , por exemplo, na forma de parafusos de fixação em sistemas como grandes bombas e motores industriais. Substitui materiais piezo elétricos cerâmicos em aplicações onde há extrema solicitação mecânica.

1487780841-1

Português